Hey... Promete não reclamar mais. Promete?!
- Fer Sugano
- 17 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Prometo que não reclamarei nesta linha e ponto. Não é ponto final porque meu texto só está começando. Hehehe! Não me julgue, por favor! Vamos conversar...
Só decidi escrever esse texto por causa de um livro chamado: É Proibido Reclamar. O autor é o Salvo Noé. (Aí eu ri um pouco, com o nome dele. Perdão!) É que achei interessante o autor se chamar assim porque me lembrei que Noé foi salvo na arca... de Noé. Pensei no trocadilho. Logo imaginei quantas brincadeiras esse autor já escutou por causa desse nome, hein?!
Parei de rir na hora. Li na capa que o Papa Francisco escreveu o prefácio do livro! O assunto é sério mesmo. Tá bom, confesso que reclamei um pouco pelo título. De cara já entendi que o autor estava falando sério, não precisou nem ler direito que o Papa havia escrito o prefácio.
RECLAMEI?! Já era...
Estamos numa época do ano, (Março/Abril de 2023), em que nós católicos fazemos penitências e reflexões. É uma preparação para a Páscoa (Vida Nova) do Senhor Jesus. Significa uma luta contra o pecado.. Ele morreu por nós, já nos conta as Escrituras Sagradas. (Bíblia) Dedicamos este tempo para a conversão, por exemplo, no nosso jeito de viver, sabe... na verdade, é tão pouco diante do que Ele fez por nós.
Algumas pessoas, escolhem algumas penitências para abater o pecado.
Por acaso você já experimentou PARAR DE RECLAMAR por um dia?
Por uma hora? Por um minuto?
Parece fácil. Mas não é... No entanto, não vamos desistir, sabe por quê?
Porque a reclamação faz parte de um mal hábito que praticamos, e segundo o autor Salvo Noé. Podemos revertê-lo.
"... na vida, devemos ter mais entusiasmo, mais gratidão e mais responsabilidade, para alcançarmos a harmonia e a alegria de viver. ... O objetivo é se libertar do sentimento de inadequação que nos leva a reclamar..."
Durante um tempo em minha vida, eu convivi com uma pessoa que era bem reclamona. E se minha mãe estivesse aqui, na hora ela balançaria a cabeça que SIM. Não, não era ela, mas não vou dizer quem era, né?! Não quero reclamar agora.... dessa pessoa. ahahha!
Mas eu cresci. Percebi que as reclamações não me levavam para frente, mas sim para trás. O jeito então foi sempre agir para encontrar soluções sobre o que não acho adequado e bloquear as lamentações.
Na lamentação, as pessoas podem se aborrecer com nossa atitude de desabafar nossas frustrações sem a tentativa de encontrar recursos para melhorar nossa situação. Neste caso, não se vê solução. Já o desabafo pode ser um momento de cura, porque ao compartilhar emoções e experiências, podemos enxergar uma nova visão e solução dentro desse relacionamento humano, em escutar e aconselhar.
Aqui só mencionei alguns aprendizados que já tive no início do livro.
E já que estamos na Quaresma, peço perdão aos amigos e famílias pelas minhas lamentações. Sinto-me feliz em dizer que busquei e busco da melhor maneira que posso, melhorar o ser humano que sou.
NÃO VOU DESISTIR DE MIM!
Prometo.
Prometo também, me esforçar para NÃO reclamar, porque é algo que quero para minha vida.
E vocês, amigas(os) leitores, PROMETE PARAR DE RECLAMAR?
Um super abraço prá você e até mais!
Fer Sugano :)
Visite também o meu Canal: https://www.youtube.com/@FerSugano








Comentários